Alberto Silva no Programa Etnias na SIC TV

MagnetStage Pin

sábado, 18 de setembro de 2010

NAPOLEÃO CLASSIFICAVA OS SEUS SOLDADOS EM QUATRO TIPOS:




1. Os inteligentes com iniciativa;
2. Os inteligentes sem iniciativa;
3. Os ignorantes sem iniciativa;
4. Os ignorantes com iniciativa.



Os inteligentes com iniciativa, Napoleão davam as funções de comandantes gerais, estrategistas.
Os inteligentes sem iniciativa ficavam como oficiais que recebiam ordens superiores e as cumpriam com diligência.
Os ignorantes sem iniciativa eram colocados à frente da batalha – bucha de canhão, como dizem.
Os ignorantes com iniciativa, Napoleão odiava e não queria em seus exércitos.
Essa grande sabedoria de Napoleão serve também para a nossa empresa? Será que também não temos em nosso “exército napoleónico”, que é a empresa de hoje, esses três tipos de “soldados”? E não serão todos necessários?
Pense bem. Um exército só de generais estrategistas por certo não vencerá batalha alguma. Alguém tem que estar na frente dos combates. Obedientes oficiais (supervisores, directores, gerentes) sem estratégia também não vencem uma guerra. Soldados (distribuidores, vendedores) dedicados, sem comando, sem liderança, sem direccionamento, também não trazem sucesso à batalha. Portanto, precisamos dos três tipos de soldados para vencer uma batalha, assim como dos três tipos de colaboradores para que possamos vencer os desafios do mercado competitivo em que vivemos.
Mas, assim como Napoleão, devemos nos livrar, o mais rapidamente possível, dos ignorantes com iniciativa? Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes. Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve e até ouve o que não deve. Um ignorante com iniciativa nos faz perder bons clientes, bons fornecedores. São os ignorantes com iniciativa que fazem produtos perder qualidade não usa o produto, porque resolvem alterar processos definidos. Um ignorante com iniciativa é, portanto, um grande risco? Será que precisamos dele? Porque Napoleão não os queria?
E sua empresa? Você identifica em sua empresa os quatro tipos de soldados (colaboradores) de Napoleão? E o que faz com cada tipo? Você tem sabido se livrar dos ignorantes com iniciativa? Ou acredita na transformação e no seu desenvolvimento pessoal?
Qualquer semelhança com Marketing Multinível é mera coincidência.
Alberto Silva

Referência:
Wagner Bueno
http://profWagnerbueno.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário