Alberto Silva no Programa Etnias na SIC TV

MagnetStage Pin

domingo, 8 de agosto de 2010

O COMPUTADOR É FIÁVEL?



Hoje, a sociedade está caminhando para uma nova realidade, a era da sociedade informatizada. As novas tecnologias estão cada vez mais inseridas em nossas vidas, elas possibilitam a ampliação das nossas capacidades intelectuais disponibilizando informações diversas com acesso directo aos trabalhos cooperativos, entre pessoas distantes já fazem parte da nossa realidade actual.
O conhecimento apoiado pelas novas tecnologias, é um caminho que possibilita a construção de uma realidade colectiva por destacar a participação activa e a interacção, o conhecimento é visto como uma construção social e, por isso, ambientes que propiciem a interacção, a colaboração e avaliação, favorecem de forma incisiva, o processo de independência através de uma rede informatizada. O objectivo maior do trabalho em rede é que os ambientes por elas utilizados sejam ricos em possibilidades e propiciem o crescimento de um grupo. As tecnologias da comunicação e da informação fornecem inúmeras possibilidades à educação e à formação, por isso elas devem ser incentivadas em todas as áreas.
O aprendizado das habilidades no uso dos computadores é actualmente uma prioridade para estimular a competição entre pessoas que estão focadas em evoluir nas diversas áreas da vida. A Internet trouxe excelentes contactos em vários níveis sociais com sentido de relevância para o mundo real moderno, tecnológico altamente competitivo.
Cada vez mais os computadores serão propriedades particulares de indivíduos, isso fará com que gradualmente retorne o poder de determinar as suas prioridades. Haverá cada vez mais oportunidades para a imaginação e a originalidade. O computador poderá romper a linha divisória entre dois pensamentos da humanidade, a religião e a ciência.
A utilização do computador pode ser mais do que uma ciência virtual teórica ou ferramenta a serviço da teologia, pode contribuir para moldar uma nova visão mais ampla e poderosa do mundo onde habitamos.
A computação gráfica em 3D esta a ser usada no cinema até então um universo particular dos actores representes da 7º arte. As criaturas artificiais criadas em 3D dão-nos uma ideia do avanço desta ferramenta e a influência que será exercida nas futuras gerações.
A cada dia o sistema exige o uso dos computadores o mais cedo possível nas escolas e no meio profissional, será parte do treino nas empresas que quiserem estar actualizadas dentro do sistema tecnológico.
Como o leitor já percebeu não sou especialista em informática mas, a primeira vez que liguei um computador não tinha ideia do que estava a fazer, estávamos no ano de 1993, foi necessário participar de várias formações para dominar os princípios básicos.
Actualmente milhões de pessoas já utilizam o computador sem terem nenhum treino especializado, algumas vezes só com orientação de parentes e amigos.
A produção do conhecimento não é possível de forma isolada, mas de forma colectiva, estamos cada vez mais ligados a redes sociais, marketing de rede, network, netmarketing, abre desta forma as possibilidades de construção de um espaço virtual propício a produção de um aprendizado colaborativo.
Na era industrial tudo apontava para o capital no momento actual este aponta para o conhecimento. Ao contrário da era industrial o conhecimento nos dias actuais não é mais exclusividade de uma minoria, encontra-se em todos os locais e cabe ao indivíduo estar a sua procura e considerar importante para sua formação pessoal, profissional e social.
Temos um grande aliado para os processos de colaboração, temos a necessidade de vivermos em organizações onde podemos obter sugestões e colaborações dos filiados. Podemos concluir que o computador é cada vez mais fiável, no momento que estou a terminar este artigo milhões de emails, e outros serviços indispensáveis para o desenvolvimento tecnológico passam por computadores no mundo inteiro.
Referencias: www.redesescolalivre.RS.gov.br/EAD_amb_Aprend.html
Alberto Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário